4.19.2008

Arquitecto Carlo Scarpa





Loja Olivetti - Veneza , Itália - 1957

Na realidade a modernidade está também recheada de casos onde o passado histórico é alimento de toda a cultura vanguardista. Carlo Scarpa é disso exemplo. Nascido em Veneza em 1906 procura juntar dois elementos até então bastante díspares. O virtuoso artesanato existente na Veneza de início de século e as vanguardas estéticas que emergiam na cultura ocidental. Sé é verdade que a arte moderna nasce em paralelo com a industrialização, não é menos verdade que Carlo Scarpa fez exactamente o contrário. Isto é, para Scarpa a arte moderna estava em profunda relação com um trabalho artesanal onde o rigor se alia à habilidade do artesão.
A loja Olivetti localizada na praça de S. Marcos é um exemplo claro desta postura.
Em primeiro lugar trata-se de uma construção no seio de um edifício histórico.
Em segundo lugar a construção de profundo detalhe foi totalmente elaborada por artesãos (carpintaria, serralharia e mármores).
Nunca nenhum arquitecto até então tinha apresentado um contraste tão sedutor entre moderno e antigo ou entre artesanato e vanguarda estética.
Confesso que esta obra está sempre presente quando pensamos a actividade comercial em qualquer projeto no nosso atelier. Poderá consultar nesta página como trabalhar com um arquiteto numa loja.

Sem comentários: