12.31.2008

O arquitecto Otto Waggner e a arquitectura Vienense






Villa Wagner II - 1913 - Otto Wagner - Viena

Em pleno século XXI poderá parecer estranho chamar a Otto Wagner um pioneiro da Modernidade. Mas essa desconfiança rapidamente desaparece quando nos debruçamos sobre a verdadeira natureza da Arte Nova Vienense, da sua arquitectura e do papel do arquitecto em todo este contexto. A Arte Nova em Geral e a arquitectura de Wagner em particular é uma profunda evolução que se coloca sobre toda a tradição clássica. Na verdade, toda a linguagem clássica que resultava da utilização dos elementos construtivos e decorativos greco-romanos não é colocada de lado, mas é completamente geometrizada de acordo com as novas vanguardas estéticas que surgiam em todas as artes. Assim Wagner como arquitecto vienense que era trabalha o edifício aglomerando não só arquitectos como pintores e escultores. Ora, esses escultores e pintores não só contaminavam a arquitectura de modernidade como por ela se deixavam contaminar. A geometria começa a dominar e as cores surgem cada vez mais saturadas nas suas obras. Wagner é extraordinário se atentarmos que nasce em 1841 e é precisamente no fim da vida que os seus trabalhos se tornam mais recheados de modernismo. O projecto da Villa Wagner é exemplo desta fase mais avançada, em que os espaços clássicos se fundem com corrijas geometrizadas, vãos austeros e a decoração vanguardista contaminando e provocando a arquitectura.
Infelizmente, o arquitecto e o artista plástico, ou melhor, a arte e a arquitectura, não mais voltaram sequer a estar tão intimamente comprometidas com a modernidade...





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