5.17.2010

Arquitecto Behrens e o projecto de licenciamento industrial






Fábrica de Turbinas AEG 1908 - Berlim -Arquitecto Behrens e Engenheiro Bernhard


O arquitecto Peter Behrens e o engenheiro Karl Bernhard são os projectistas responsáveis por uma autêntica revolução do modo de pensar o estudo e desenvolvimento dos projectos de licenciamento industrial actuais em todas as suas componentes.

Na realidade, e salvo algumas excepções ( mais tarde falaremos delas) , existe um pensamento antes, e um pensamento depois.
Poder-se-á dizer que o projecto de uma fábrica não era propriamente o terreno habitual de um arquitecto. A fábrica era olhada como um espaço de produção e com a adequação dos processos decorativos tradicionais e que se justapunham a tipologias de edificação do tipo basílica.
O engenheiro supria perfeitamente essa necessidade.
Mas em 1908 um arquitecto liderava a vanguarda do design alemão e é chamado para colaborar no desenho de uma fábrica da AEG com um engenheiro industrial. O resultado é insólito.
A fábrica é pensada como um edifício para impressionar tal como um produto industrial. Isto é, a fábrica é a marca da própria empresa e deve impressionar não só o cliente como o colaborador, vulgo empregado. E essa marca assenta na leveza, na modernidade, no conforto, na limpeza, na ordem, na eficácia e no custo. Só a forma do pilar tocar o embasamento daria um tratado de arquitectura! ( e seria copiado por Mies Van Der Rohe )
Nunca uma fábrica fora tão aberta ao exterior e nunca tinha sido conhecida pelo mundo inteiro como foi o caso da AEG. A marca de proveniência industrial ganhava os primeiros passos e os arquitectos e os engenheiros estavam condenados a entenderem-se...
___________
P.S.:Felizmente hoje , é para nós mais fácil, e muito graças a Behrens convencer os nossos clientes na Utopia arquitectos que a arquitectura e a marca da fábrica é algo de fundamental num projecto de licenciamento industrial. Obrigado AEG.

1 comentário:

Ricardo Rossin disse...

Boa Noite!

Comentários não são fàceis mesmo. Com certeza existe muitas pessoas que passam por aqui, mas que não comentam, é normal.

Continue com o blog e coloque um contador de visitas como eu tenho, isso já lhe ajudará a saber quantas pessoas passam aqui por dia!!

Abraços desde Brasil!