10.25.2010

Arquitecto Novel - Hotel Sustentável






Arquitecto Jean Nouvel - Hotel Termal Sustentável em Dax - 1990

Este espaço de arquitectura tem sido sempre reservado para os arquitectos que embora já não possam executar projectos marcaram indubitavelmente os projectos de arquitectura dos arquitectos comtemporãneos. Ou seja tem sido um espaço do debate e do conhecimento acessível a todos.
No entanto, outros arquitectos, embora vivos, e talvez até por esse mesmo facto, não vêem o seu trabalho devidamente reconhecido. Refiro-me ao facto de determinarem os caminhos da arquitectura actual nalguns programas, mas isso não ser amplamente divulgado.
O Arquitecto Nouvel é disso exemplo. revolucionou o conceito de pele de edifício, inovou no conceito de centro comercial, museu, arranha-céus, enfim, cada programa que toca desenvolve abordagens diferentes, frequentemente polémicas e pouco consensuais.
O Hotel de Dax é disto exemplo. Revoluciona o conceito de turismo sustentável, de reabilitação urbana, e de construção junto do património do centro das cidades.
Como tenho desenvolvido recentemente, e enquanto arquitecto novos hoteis, percebo a dificuldade deste programa e o modo engenhoso como o arquitecto Nouvel trabalhou esta solução em França. Assim, o Hotel tem as persianas que recuperam a tradição da protecção solar tipicamente francesa, mas com grandes abertura, permitindo uma solução moderna na enorme eficiência energética mas clássica no uso de soluções que se integram na cidade. Isto garantiu ao arquitecto um respeito e um integração na cidade absolutamente cuidadosas. No interior um pátio com vegetação garante um atenuar das emissões de CO2 produzidas elo edifício.
No fundo o que o arquitecto Nouvel nos mostra é que podemos ser inovadores no que à sustentabilidade e modernidade diz respeito em cada novo programa sem prejuízo da cidade e inclusivamente em equipamentos tão difíceis como um hotel Termal.

1 comentário:

Inovar disse...

No âmbito da disciplina de área de projecto estou a desenvolver um projecto para um edifício antigo da minha localidade de modo a torna-lo numa unidade hoteleira (hotel)... Um dos objectivos é o uso de energias renováveis entre muitos outros... todos os elementos do meu grupo ambicionam entrar para o curso de arquitectura e interessámo-nos por alguns blogues que visitámos inclusive este... se quiser dar alguma ideia do que seria ideal para um edifício antigo localizado num parque, dando propostas de energias etc. Ficaríamos muito gratas se o fizesse para o e-mail: inovarberquo@gmail.com