9.14.2008

A arquitectura de Robert Venturi e Denise Brown





Casa Vanna Venturi, Philadelphia, 1964

Robert Venturi e Denise Scott Brown tiveram um papel absolutamente incontornável na arquitectura contemporânea. Embora hoje bastante esquecidos, eles alteraram todo o debate em torno da modernidade nos anos sessenta e setenta.
Basicamente puseram em questão todos os arquitectos que repetiam os modelos criados pelos pioneiros do modernismo no início do século. A sua actividade centrou-se não só na elaboração de projectos como no desenvolvimento de uma teoria que suportava a sua critica acérrima e a sua actividade projectual. "Complexidade e contradição em arquitectura" ou "Aprendendo em Las Vegas" são dois dos livros que mais espelharam a sua actividade teórica.
Nos seus livros criticaram duramente os arquitectos que projectavam casas como se tratassem de fábricas e a sua incapacidade de se motivarem com a cultura pop que estava em franco crescimento.
A casa Vanna Venturi é um dos exemplos mais paradigmáticos de todas as suas obras. Nesta obra marcante da segunda metade do século XX, a casa apresenta não só uma linguagem moderna como incorpora elementos da cultura popular americana como o telhado ou achaminé. Ao mesmo tempo recusa o simplismo da ortogonalidade, criamdo espaços complexos e oblícuos que se aproximam muito mais da natureza do ser humano.
Depois de Venturi o modernismo simplista que desenhava casas como barcos e reproduzia os modelos dos anos 20 até à exaustão estava definitivamente posto de lado...

Sem comentários: