Tenho uma certa dificuldade em falar de um arquitecto que conheci pessoalmente e que foi meu professor, meu patrão e também meu amigo. Contudo, não seria justo se não referisse as excepcionais qualidades deste verdadeiro arquitecto do Porto de nome João Álvaro Rocha. Trata-se de um criador de uma arquitectura verdadeiramente moderna e enormemente contemporânea.
Este arquiteto possui uma qualidade que nunca encontrei na mesma quantidade em mais nenhum outro: o rigor. João Rocha trabalhava obsessivamente o detalhe e o conceito. E trabalhava-o no sentido de procurar a obra perfeita. E na realidade não só a procurava como a encontrava.
Cada gesto, cada proporção, cada alinhamento, cada material, era proposto no sentido de fortalecer o conceito formal da proposto e atingir uma serinidade que só encontramos nos grandes mestres.
O complexo de habitação social em Penela da sua autoria é um exemplo perfeito a este nível. Uma só janela, uma só solução construtiva e uma exuberante diversidade formal que se relaciona e se integra de modo cuidado com toda a topografia existente e a morfologia da ocupação do território envolvente.
Quando caminhamos no PER de habitação social de Penela sentimos que tudo resulta de um trabalho, de uma pergunta ou de um argumento. Quando passeamos no jardim, olhamos a varanda ou a entrada, encontramos uma razão de ser em cada torção, cada cor, cada pormenor. E só podia ser assim...
Habitação social em Penela
Habitação Social em Penela |
Jardim Exterior |
Varanda |
Entrada |
Sem comentários:
Enviar um comentário