3.21.2019

A residência de estudantes - Arquiteto Giancarlo de Carlo

A Residência de Estudantes

Giancarlo de Carlo já tinha trabalhado em Urbino quando é convidado a desenvolver talvez a mais extraordinária de todas as residências de estudantes. O projecto é de 1962 contudo é ainda nos dias de hoje revolucionário. Na realidade pode-se dizer que é até percursor do conceito actual de coliving.
Tal como no conceito contemporâneo de coliving existem espaços privados e zonas comuns. O que é extraordinário este projecto de arquitectura é como estes se completam de modo natural. As zonas privadas possuem iluminação própria, e uma identidade especial. As zonas comuns beneficiam de vistas explêndidas sobre o vale.
O edificio é concebido como uma pequena cidade medieval com todas as valências necessárias para estudar, viver e trabalhar em harmonia com a natureza. as formas organizam-se na topografia como uma pequena aldeia italiana.
No edifício abundam os materiais naturais e o brutalismo típico do movimento Team X a que pertencia. Betão à vista, cerâmicos, tijolo burro combinam-se naturalmente com instalações e infraestruturas à vista.
O resultado é de uma naturalidade e beleza estonteante!

A inovação do coliving

É curioso como a contemporaneidade das soluções é evidente. Hoje, mais que nunca, faz odo o sentido o uso de materiais com baixa manutenção, o equilíbrio entre privacidade e sociabilização, a relação com a luz e a paisagem. Em todos estes aspectos esta obra é um exemplo extraordinário de coliving. Enquanto arquitecto na Utopia, devo dizer que estudei a habitação partilhada como as residências de estudantes em coliving e considero que este é um dos melhores exemplos a estudar criticamente nos dias de hoje.

O arquitecto Giancarlo de Carlo

Giancarlo de Carlo é um arquiteto italiano nascido em Génova em 1919. É membro do Team X (ou team 10) juntamente com Alison and Peter Smithson, Jacob Bakema e Aldo van Eyck. Trabalhou em Urbino e dedicou grande parte da sua vida a construir uma cidade mais humana por oposição a um modernismo sem critério tão patente na geração anterior. A sua morte em 2005 deixou a arquitectura orfã de uma voz activa na luta por soluções que promovam uma sociedade mais ativa.

O projecto de arquitectura

Melhor que uma descrição são sempre as imagens. Vejamos um pequeno passeio por este projecto que nos faz olhar para a a arquitectura, a paisagem e os espaços comuns de modo totalmente diferente.

Residência de estudantes em coliving arquiteto Giancarlo de Carlo

Arquitecto Giancarlo De Carlo

O conceito de coliving
O exterior da residência de estudantes
O acesso a Ca Romanino desde Urbino
A vista de Ca Romanino

Escadas
Os espaços de coliving na residência de estudantes

Zonas de trabalho - pequeno estudio
Residência de estudantes - circulação 


Janelas para a paisagem de Urbino

O quarto e a luz zenital