4.14.2010

Lar de Idosos do arquitecto Albert Kahn






Albert Kahn - Lar de Idosos de Griswold - Detroit - 1929

Não é muito conhecida, ou pelo menos muito debatida a relação entre a arte moderna e a "art déco" do séc XIX.
Contudo, se é verdade que em muitas situações representam abordagens opostas, noutras são a sua perfeita continuidade.
Um arquitecto alemão de seu nome Albert Kahn representa este último caso. Nasce em 1869 e a sua obra prolonga-se até aos anos 40 do século XX. Pouco conhecido na europa, vale a pena observar este vulto da art déco que se converte gradualmente ao movimento moderno. Na realidade os edifícios apresentam a cuidada composição das belas artes mas contêm já a organização funcional do movimento moderno.
O Lar de Idosos, ou residência de idosos se preferirem de Griswold em Detroit é exemplo disso mesmo. Foi desenhado para ser um Edifício de escritórios, todavia a sua modernidade e flexibilidade permitiu que fosse adaptado a um novo programa como um Lar de Idosos. A fachada de facto não ostenta a modernidade da planta, contudo poucos edifícios dos anos vinte se podem orgulhar de se adaptarem tão facilmente a programas modernos sem sofrerem grandes alterações na sua arquitectura como este do arquitecto Albert Kahn! Hoje o edifício está classificado como património, algo que nos EUA é de enorme importância.
A modernidade nem sempre estava na fachada, e em Detroit dos anos vinte a modernidade estava nos processos constructivos e na estrutura funcional do edifício.

Artigos Relacionados:
Lar de Idosos dos Arquitectos do Porto