6.27.2021

Reabilitação de casa no centro histórico - Enric Miralles

Miralles e Tagliaube 
Miralles é um dos arquitectos mais surpreendentes do final do século XX. O seu falecimento prematuro em 2000 muito limitou o desenvolvimento de visões alternativas sobre o projecto de arquitectura. Miralles e Tagliaube trabalhavam juntos e o seu processo criativo era marcado pela irreverência e criatividade. Tudo o que faziam fugia das normas estabelecidas, quer na forma, quer nos materiais. A reabilitação da casa da Rua Mercaders em Barcelona, edifício que servia de escritório também, é um dos momentos em que esta visão alternativa e extraordinária para a arquitectura se evidencia.

A Reabilitação da habitação no centro histórico
Corria o ano de 1993, e a reconstrução das casas nos centros históricos estava longe de ser a prioridade. O cenário era bem contrário. Os centros históricos estavam abandonados e apenas se encontravam atividades de comércio de retalho decadentes ou habitações degradadas. Era pouco comum haver arquitetos a quererem ir morar para o centro ou desenvolver este tipo de projeto. O centro histórico tinha perdido a habitação e a criminalidade e decadência reinava.

A reabilitação da casa na rua Mercaders
A casa da Rua Mercaders é um projeto de arquitetura especial. O edifício é em parte resultado de um fragmento do século XVIII que havia sido ocupado por um armazém de tecidos. A reabilitação é profundamente inovadora na medida em que não procura reconstruir um palácio, mas sim mostrar toda a complexidade que a edificação sofreu. A estratégia incluiu:
- reutiliza-se o mosaico hidráulico no pavimento como se de tapetes se tratasse.
- as paredes novas são tratadas como divisórias resultantes de colagens de fragmentos (patchwork)
- mantém as estruturas de madeira
- o mobiliário é o elemento que define as funções nos espaços.
- todas as pré-existências de frescos, gessos ou de pedra de cantaria são mostradas
- todos os elementos de decoração existentes são integrados no novo cenário
- apenas alguns painéis, a piscina , a cobertura da piscina e o mobiliário são assumidamente contemporâneos
- o mobiliário é escolhido pelo conforto, excentricidade e carácter.

A reabilitação levada ao limite
O resultado da reabilitação desta casa é uma "manta de retalhos" absolutamente genial. No fundo a arquitetura da casa mostra o evoluir da história da cidade. Não se tenta recuperar o irrecuperável. Tenta-se viver com a complexidade. A reabilitação é o pretexto para mostrar as idiossincrasias da história da arquitetura. Por vezes vemos fragmentos de um palácio, por vezes vemos uma edificação gótica. Há momentos em que vemos uma peça contemporânea, há outros em que vemos uma pintura do seculo XIX. A arquitetura transforma-se em História. E a consequência é que a reabilitação desta casa passa assim para a História da Arquitetura.  

As imagens do interior da casa reabilitada





Sala de música

Sala de estar junto ao jardim

Piscina Interior

Quarto das crianças

Sala de Estar

Cozinha

Escritório

Porta de Entrada

Zona de Estar

Quarto principal

Hall de Entrada


Planta

A reabilitação como visão alternativa
Todas as oportunidades de reabilitar uma casa no centro histórico são especiais. Mas são-no precisamente porque cada uma é diferente. Na nossa pratica do gabinete temos tido imensos momentos em que podemos mostrar o que cada lugar tem de especial e como podemos inovar em cada reabilitação.
É mais comum encontrar estes fragmentos no centro histórico mas mesmo na ruralidade podemos encontrar verdadeiras pérolas. 


Sem comentários: