10.27.2021

A Casa Passiva do Arquiteto Gomes da Costa

O arquitecto Manuel Gomes da Costa

Manuel Gomes da Costa é um arquiteto essencial no modernismo português. Ele é responsável pela introdução do modernismo no Algarve. Foi também capaz de desenvolver uma arquitectura de soberba qualidade e ao nível dos grandes mestres do modernismo europeu. É autor de dezenas de obras de arquitectura em Faro, Portimão e Tavira. 

O modernismo e a eficiência energética

O modernismo representa um ponto de viragem importante na arquitectura pois a eficiência construtiva passa a ser a razão de ser das formas. A linguagem clássica é abandonada em favor da funcionalidade e conforto. A estética nasce precisamente deste pragmatismo.

Ora, o Algarve possui um clima único. O Inverno é ameno, mas o calor é elevado no Verão. O calor resulta maioritariamente da radiação solar. Na realidade, nos anos sessenta o recurso a equipamentos de arrefecimento era ainda algo limitado. O modernismo tinha resposta para isto. Os arquitectos modernistas como Manuel Gomes da Costa vão desenvolver todo um conjunto de recursos e técnicas de arrefecimento sem recurso a consumo energético.

A Casa Passiva Modernista 

As técnicas de arrefecimento passivo incluíam as paredes transparentes, palas, pérgulas e ventilação abundante para espaços sombreados. Os recursos a palas exteriores torna-se assim constante, criando-se um microclima em volta da casa.

A casa passiva 

A casa da Ilha de Ancão no Algarve desenhada pelo arquitecto Gomes da Costa é um exemplo perfeito do modernismo com recurso a climatização eficiente. Construída em 1959, é um exemplo extraordinário de como a ventilação transversal, o sombreamento de todos os vãos da fachada e o uso de palas permitem arrefecer a casa de modo sustentável e passivo. A casa não precisa de climatização electrica. O modernismo do Arquitecto Gomes da Costa era amigo do ambiente  há mais de 60 anos atrás. 


Casa Passiva em Faro - Gomes da Costa - 1959

Casa Passiva em Faro - Gomes da Costa - Entrada


Casa Passiva -  Vista da Praia  com proteções solares

Casa Passiva -  Vista da rua com com as palas

Casa Passiva -  Vista da entrada e da pérgula


Esta casa lança-nos a questão de como deveria ser a arquitectura sustentável hoje e como desenhar a casa passiva ideal tendo em conta cada lugar e cada clima. Andamos sempre à procura do inatingível, mas no escritório da Utopia, tentamos uma nova aproximação a essa casa passiva de acordo com o clima nortenho. Aqui pode ver o projecto dessa casa passiva. Certamente outros lugares e outros tempos continuarão esta maravilhosa aventura que é a arquitectura moderna.