A primeira unidade de cuidados continuados
Fruto do meu própio trabalho como arquitecto tive necessidade de investigar em particular das Unidades de Cuidados Continuados e em geral toda a história das unidades hospitalares modernas. Nesta pesquisa deparei-me com alguns factos pouco conhecidos dos arquitectos e pouco divulgados nos meios académicos.
Deste modo podemos dizer que alguns arquitectos estão claramente à frente do seu tempo e antecipam enormemente o devir histórico. O arquitecto Jacob Rechter é um destes exemplos e a primeira unidade de cuidados continuados localizada no no monte Carmelo em 1968 é prova disto mesmo.
O contexto social e os apoios estatais
Esta obra foi apelidada de Sanatório Mivtachim e possui mais de 7000 metros. Foi financiada de acordo com as políticas do estado social israelita dos anos 60 enquadradas na "zeitgeist" internacional. Era propriedade de um fundo de pensões do de uma organização laboral israelita. Esta unidade de cuidados continuados fazia assim parte da segurança social e permitia aos trabalhadores recuperarem de lesões com assistência médica num determinado período de convalescença. Mas o cuidado médico não era visto apenas como um cuidado hospitalar mas privilegiava profundamente a qualidade de vida e o conforto da estadia no período de doença.
A arquitectura dos cuidados continuados
Para além do carácter percursor do programa de cuidados continuados está o modo como a arquitectura torna sublime a arte de cuidar e centra o utente enquanto prioridade dos cuidados médicos.
Assim, todos os quartos são todos voltados para o mar mediterrâneo e os espaços comuns são colocados no rés do chão. O edifício é materializado em betão armado nos pilares e rés-do-chão. Na restante parte o edifício é rebocado como que levitando sobre o topo da encosta. O mais extraordinário é que se por um lado o arquitecto faz usos de materiais como o betão armado associados ao movimento conhecido como "Brutalismo", por outro lado mistura-o com o carácter mediterrâneo de uma aldeia branca ou a forma orgânica de um elemento natural. Para descrever esta obra, sublime é o minímo que nos pode ocorrer!
A chegada à unidade de cuidados continuados |
No piso térreo os cuidados comuns |
As zonas de lazer nos jardins da unidade |
Os espaços de estar para receber visitas |
As vistas esplendorosas sobre o mediterrâneo |
A unidade de cuidados continuados no cimo da colina |
As zonas de circulação em betão à vista |
Os espaços de convívio |
Sem comentários:
Enviar um comentário