Julgo que nunca é demais sublinhar a singularidade e autenticidade do modernismo na arquitectura Portuguesa. E para falar disso nada melhor que o exemplo dado pelo arquiteto Celestino de Castro e de um dos seus projectos emblemáticos. Falaremos em seguida da Casa José Braga no Porto.
Mas antes convém descrever sumariamente o arquiteto Celestino de Castro. Termina o curso no final da segunda guerra, e começa a trabalhar nessa altura com uma forte influência das ideias provenientes do movimento moderno que só depois de terminado o curso conhece. Como o próprio dizia, só depois de terminados os estudos conheceu a fundo o trabalho de Le Corbusier. Celestino pertence também aquele grupo de arquitectos que defende uma arquitectura portuguesa aberta ao mundo, autêntica nas suas propostas e não pactua com a fantasia da "arquitectura à portuguesa" tão defendida no regime. Não é coincidência o facto de trabalhar no "Inquérito à Arquitectura Popular Portuguesa" pois no fundo pretendia que o modernismo das suas obras se apoiasse no mesmo pragmatismo e depuração formal da arquitetura popular e na sua relação com o lugar.
Modernidade e Tradição
No fundo, o aspeto mais entusiasmante do modernismo português é que é produzido por arquitetos que conheciam profundamente a arquitetura popular e trabalharam ativamente no seu conhecimento, documentação e divulgação. Este é o paradigma do Movimento Moderno Português.
Casa no Porto
A Casa José de Braga de Celestino de Castro é uma obra produzida ainda antes da clandestinidade ( resultante da sua militância no PCP) e data de 1950, sendo construída no Porto. No fundo traduz o seu compromisso com o emprego de formas contemporâneas, profundamente influenciadas por Le Corbusier mas também extraordinariamente adaptadas à contingência do lugar, do cliente e dos processos construtivos disponíveis. Ironia das ironias, no fundo, não há nada mais português que isto...
Arquiteto Celestino de Castro - Casa no Porto (José Braga) |
Traseiras da Casa José Braga |
Esquiços do Arquiteto Celestino de Castro |
Fachada presente no Projeto de Arquitetura |
Plantas da Casa no Porto de Celestino de Castro |
Sem comentários:
Enviar um comentário