Arquitecto Hugo Haring - Garkau - Casa e quinta com instalações ago-pecuárias na Alemanha - 1924
O arquitecto Hugo Haring nasce em 1882 e vive até 1958. É um dos expoentes máximos da chamada arquitectura orgânica, tendo vários textos escritos sobre a importância de uma arquitectura mais próxima do Homem, da Natureza e dos seus princípios de desenho. Na realidade está muito à frente do seu tempo e poder-se-á dizer que defende já um verdadeiro programa de desenvolvimento rural.
No entanto, o seu trabalho é relativamente pouco conhecido. A quinta que projectou para Garkau é hoje objecto de Turismo Rural e muitos arquitectos a visitam para conhecer a obra deste arquitecto que procurama responder não só aos problemas funcionais da agricultura e pecuária, mas incorporando soluções com os materiais locais, madeira e tijolo.
O arquitecto Haring não precisava de betão para desenvolver uma arquitectura de espaços agrícolas modernos. A vacaria de Barkau é isto mesmo: uma arquitectura orgânica funcional apoiada em soluções constructivas que utilizam materiais tradicionais.
1924 e o arquitecto Hugo Haring, não nos davam apenas uma arquitectura moderna, davam-nos já uma arquitectura ecologicamente sustentável...
PS: Como arquitecto na Utopia, não posso deixar de referir que este projecto de arquitectura foi também ele objecto de discussão no nosso espaço de trabalho com os meus colegas arquitetos. Com as passadas candidaturas do PRODER-programa de desenvolvimento rural, QREN e atualmente o programa 2020, é algo de essencial analisar a produção agrícola em rigor. Mas devo acrescentar que que os projectos de arquitectura que pretendem modernizar o mundo rural, introduzir novos usos de Turismo Rural e permitir uma agricultura e pecuária funcionais sem descaracterizar a paisagem é fundamental.
Sem comentários:
Enviar um comentário