12.28.2020

O Primeiro escritório IT ou campus de tecnológica - Arquiteto Saarinen

O Primeiro escritório IT

Quando hoje olhamos para os campus das empresas tecnológicas de Silicon Valley como a Apple ou a Google pensamos que aquele é o último grito em instalações corporate e que no passado não houve nada que se assemelhasse.

Não podíamos estar mais longe da realidade. O primeiro escritório para a área tecnológica foi criado em New Jersey para a Bell Labs e desenhado pelo arquitecto Eero Saarinen. Este é o primeiro escritório construído de raiz para tecnologias da informação.

O nascimento do campus tecnológico

O projecto do campus tecnológico é de 1962 e representa um modo revolucionário de captar o talento para as instituições. O objectivo fundamental do projecto era garantir a máxima produtividade dos engenheiros através do trabalho criativo em equipas de vários engenheiros sem descurar o silêncio necessário para a pesquisa e o trabalho intelectual.

Para tal todo o dia normal do engenheiro é pensado para ser confortável. As instalações incluíam estacionamento e jardins com zonas de desporto, restaurantes e cafés, zonas de estar para relaxar, laboratórios para hardware e quadros e vidros em todo lado para escrita . Os gabinetes são recheados de luz natural e os corredores promoviam o debate de ideias.

É impressionante a semelhança da filosofia de conforto com os escritórios das empresas de programação que virão meio século depois.

Um espaço para ser produtivo tem de ser antes de mais belo, contemporâneo e eficaz. Saarinen sabia fazer tudo isso.

As instalações funcionaram durante mais de quarenta anos e só recentemente sofreram uma intervenção de reabilitação leve. No geral, o projecto de arquitectura foi respeitado.

 Arquiteto Saarinen

Eero Saarinen é uma arquitecto que nasce em 1910 na Finlândia e emigra para os Estados unidos em 1923 onde estuda na Universidade de Yale.


O projecto de Arquitectura 

Melhor do que descrever o projeto de arquitectura e engenharia é ver as imagens da época. É extraordinário verificar o grau de conforto a que assistimos neste local de trabalho.



Escritório Bell Labs- Arquitecto Saarinen

Átrio do primeiro IT office

Laboratórios experimentas da Bell Labs


Zonas de Lazer dos Escritórios

Pé direito Duplo dos escritórios 

Corporate Campus da tecológica Bell Labs


Escritório IT - Planta do edifício Bell labs


Quando trabalhei no desenvolvimento de escritórios como o escritório da Xing ou o escritório da Blip Betfair  tivemos sempre como referência este magnífico exemplo de trabalho, bem como o arquitecto Saarinen em mente.