5.01.2017

Pancho Guedes - O arquiteto do Modernismo Português

Pancho Guedes é um arquitecto incontornável na história da arquitectura portuguesa. Lamentavelmente, e sobretudo por questões políticas, é frequentemente apagado e desvalorizado. Contudo a realidade dos factos é que pertenceu ao Team 10 fundamental na crítica ao C.I.AM. e na elaboração de propostas alternativas a um modernismo desprovido do contexto social económico e cultural em que se inseria. No team 10 encontra-se lado a lado e diga-se, bem acompanhado por nomes como  Aldo van Eyck, Alison and Peter Smithson, Georges Candilis, Coderch entre outros.
Nasce em 1925 e morre em 2015. A sua modernidade crítica e apurada é notável. Grande parte da sua obra é realizada em Maputo, sendo que a conturbada descolonização portuguesa impede o decurso do seu percurso arquitectónico.
Pancho Guedes tem uma concepção do modernismo como algo de humano mas que se enquadra no uso dos recursos contemporâneos mais eficientes, funcionais e adaptados aos recursos dos lugares. A sua perspectiva é a da fusão com todas as artes e daí resulta uma obra que inclui a escultura e a pintura como actividades paralelas.
O exemplo do Prédio Abreu Santos e Rocha em Maputo, construído em 1956 na praça dos Trabalhadores, é paradigmático desta abordagem. A sua arquitectura funde-se com a pintura ou escultura sendo artes praticamente indissociáveis. Ao mesmo tempo a eficiência energética da fachada brise soleil faria invejar qualquer arquitecto dos dias de hoje. As aberturas francas a sul (hemisfério sul) e controladas a norte mostram um conhecimento profundo da energia solar passiva. Ao mesmo tempo o edifício define magistralmente a praça dos trabalhadores contendo múltiplos programas que mostram a sua visão sobre a qualidade urbana que o modernismo deveria possuir.
Pancho Guedes foi assim sem dúvida um dos grandes mestres de um modernismo crítico global e da arquitectura portuguesa.


Fachada do Prédio Abreu Santos Rocha - Arq. Pancho Guedes

Prédio Abreu Santos Rocha - Arquitecto Pancho Guedes

Praça dos Trabalhadores - Maputo

Arquitecto Pancho Guedes -  Energia solar passiva avant-la-letre

Arquitecto Pancho Guedes - desenho de fachada com Brise soleil

Arquitecto Pancho Guedes - Pormenor de Brise soleil vertical

Sem comentários: