8.31.2012

Arquitecto Aldo van Eyck

Aldo van Eyck é um arquitecto fundamental para percebermos o movimento moderno segundo uma perspectiva crítica. Membro dos CIAM, e do Team X, o arquitecto Holandês cedo começou a olhar para o funcionalismo segundo uma perspectiva crítica, acusando os arquitectos que o propagavam de modo repetitivo de falta de identidade e fazendo ressaltar o lado pouco criativo que estes arquitectos modernos ou pseudo-modernos possuíam.
A sua arquitectura precisamente o oposto. É despojada, barata, não procura ser majestosa, procura simplesmente integrar-se na natureza e adaptar-se às necessidades do Homem. O projecto do pavilhão de esculturas de Sonsbeek é exemplo perfeito de como este arquitecto procurava uma arquitectura simples, despojada, ajustada às necessidades do Homem (neste caso artísticas) e usando materiais baratos como policarbonato, ferro pintado e blocos de cimento à vista.
Com o arquitecto Aldo van Eyck a arquitectura perdia o idealismo cego e ganhava um novo pragmatismo ajustado ao Humanismo do pós-guerra.



Arquitecto Aldo van Eyck - Sonsbeek 1966
Arquitecto Aldo van Eyck
Arquiteto Aldo van Eyck - Sonsbeek

Sem comentários: