12.16.2008

O projecto de arquitectura moderna de Wright





Frank Lloyd Wright - Casa Ennis - Los Angeles - 1924
Falar de Frank Lloyd Wright não é nada fácil, contudo é um arquitecto incontornável na modernidade da arquitectura. É preciso não esquecer que nasce em 1867 e falece em 1959. A sua obra percorre um dos momentos em que mais acelerou a História Universal, e em particular a Arquitectura. Contudo, existem características que fazem de Wright um arquitecto absolutamente singular. Em primeiro lugar, assiste a todos os movimentos artísticos que possamos imaginar, domesticando-os e adptando-os à sua própria forma de trabalhar. Isto é se tentarmos classificar os seus projectos, pura e simplesmente não conseguiremos. Então podemos colocar a pergunta: qual a sua singularidade? A sua singularidade reside no trabalho sobre o projecto de arquitectura na sua relação com o lugar, com o clima e com a construção. Tal atitude faz com que cada projecto seja um projecto e com que precorra todas as linguagens arquitectónicas sem que perdam consistência em cada lugar.
Vejamos a Casa Ennis de Los Angeles. Contraria em parte muitas das obras pelas quais Wright ficou famoso ( Gugenheim e Casa da Cascata ). Possui decoração, em vez de leve é pesada, e utiliza blocos de betão pré-fabricado que nos remontam para as linguagens das arquitecturas da américa do Sul pré-colombiana. Pois bem, Wright tinha o clima intenso da califórnia, tinha umas vistas explendidas sobre um vale, uns clientes que pretendiam uma privacidade extrema e um contexto de construção muito particular. O fascínio que possuía pelas arquitecturas da américa do sul fez por momentos esquecer as varandas em consola e a horizontalidade pelas quais tão conhecido ficou.
O projecto de arquitectura de Wright é um projecto comprometido com um tempo e um lugar que varia constantemente. Mas a lição do cuidado com o espírito do lugar... essa jamais a arquitectura moderna esquecerá...

Sem comentários: