4.22.2020

Geir Grung e a Casa de Campo Saudável


Geir GrungGeir Grung é um arquitecto Noruegues que nasce em Bergen em 1926 e morre em 1989. Amigo de Pancho Guedes fez também parte do Team 10.
Ficou famoso pelos trabalhos com centrais hidroelétricas em betão à vista. Contudo é importante destacar o seu trabalho no âmbito da habitação através de uma obra especial.

A Casa de campo de JongskollenLocalizada em Sandvika, na Noruega, é construída em 1963 e tem uma importância absolutamente central na forma como olhamos a casa de campo nos dias de hoje. Foi concebida para tirar partido de uma envolvente saudável para curar as doenças crónicas da época e servir de refúgio a uma vida familiar plena. No fundo localiza-se em frente dos fiordes da Noruega e do seu ar puro e tenta tirar partido de toda esta envolvente.

A Casa saudávelA par com outros trabalhos da mesma época esta casa mostra como a arquitectura pode servir para criar ambientes higiénicos e de profunda relação com a natureza. Seguem-se as orientações da época em que a radiação solar, a ventilação e o distanciamento social são vistos como vantagens para coinstruir uma arquitectura saudável e que permitia combater doenças e epidemias.

A casa funcional e sustentável na Natureza
A estratégia de criar grandes envidraçados permite gerar o efeito de estufa necessário para fornecer um aquecimento sustentável e eficiente. Ao mesmo tempo parte da construção é enterrada, permitindo assim uma inércia térmica que equilibra o conjunto da habitação. A casa está assim preparada para todos os contextos e torna-se assim um sistema eficiente em harmonia com a natureza e as boas práticas de higiene.
O ar puro, a higiene, o conforto térmico, e claro uma estética modernista são as prioridades deste importante projecto de arquitectura do arquitecto Geir Grung.

Notas pessoais
Quando desenhava a Casa Sustentável estava preocupado em criar na realidade climática portuguesa e no nosso panorama construtivo, sistemas de aquecimento e arrefecimento passivos que pudessem funcionar em conjunto com a natureza. Nessa altura lembrava-me deste projeto e das suas lições. Ao mesmo tempo, nesta altura em que combatemos o coronavírus, esta casa seria sem dúvida um refúgio excecional.

Imagens
A casa só tem sido publicada em monografias de Geir Grung e revistas de arquitectura, pelo que são raras as fotografias. Contudo mostram bem a qualidade técnica do projecto e o rigor de execução desta maravilha de aço, betão, madeira e tijolo à vista.