Casa Schroder - 1924 - Utrecht
Gerrit Rietveld é um arquitecto algo incomum na história da arquitectura moderna. Os arquitectos modernos que mais influenciaram a arquitectura têm normalmente um percurso recheado de obras e frequentemente de grande dimensão. Mas Rietveld não coincide com esta definição. É uma arquitecto com muito pouca obra construída e com bastante mais trabalho na pintura e no design. Contudo, essa proximidade com a arte de vanguarda permitiu-lhe introduzir na arquitectura conceitos absolutamente revolucionários ao nivel da estética e funcionalidade.
A casa Schroder é um exemplar brilhante da arquitectura moderna. Os seus paineis interiores deslizantes transformam a casa para o número de divisões que se pretendem e as suas cores primárias rompem com todos os cânones estéticos, fazendo-nos penetrar num ambiente neoplástico. Conhecer a casa Schroder é viajar dentro de uma pintura e escultura vanguardista.
A arquitectura sempre foi algo de perene. Com o arquitecto Rietveld a arquitectura passou a ter paredes amovíveis e uma estétíca absolutamente inovadora.
Semelhantes aproximações só teriam reflexo nos anos sessenta e noventa sobre o tema da flexibilidade com Habraken ou a Utopia . A arquitectura entrava definitivamente em movimento...
Sem comentários:
Enviar um comentário