9.14.2008

A arquitectura de Robert Venturi e Denise Brown





Casa Vanna Venturi, Philadelphia, 1964

Robert Venturi e Denise Scott Brown tiveram um papel absolutamente incontornável na arquitectura contemporânea. Embora hoje bastante esquecidos, eles alteraram todo o debate em torno da modernidade nos anos sessenta e setenta.
Basicamente puseram em questão todos os arquitectos que repetiam os modelos criados pelos pioneiros do modernismo no início do século. A sua actividade centrou-se não só na elaboração de projectos como no desenvolvimento de uma teoria que suportava a sua critica acérrima e a sua actividade projectual. "Complexidade e contradição em arquitectura" ou "Aprendendo em Las Vegas" são dois dos livros que mais espelharam a sua actividade teórica.
Nos seus livros criticaram duramente os arquitectos que projectavam casas como se tratassem de fábricas e a sua incapacidade de se motivarem com a cultura pop que estava em franco crescimento.
A casa Vanna Venturi é um dos exemplos mais paradigmáticos de todas as suas obras. Nesta obra marcante da segunda metade do século XX, a casa apresenta não só uma linguagem moderna como incorpora elementos da cultura popular americana como o telhado ou achaminé. Ao mesmo tempo recusa o simplismo da ortogonalidade, criamdo espaços complexos e oblícuos que se aproximam muito mais da natureza do ser humano.
Depois de Venturi o modernismo simplista que desenhava casas como barcos e reproduzia os modelos dos anos 20 até à exaustão estava definitivamente posto de lado...

7.27.2008

Walter Gropius arquitecto





Escola Bauhaus, Dessau , 1925

Walter Gropius é um arquitecto incontornável na modernidade de todo o século XX. Embora nasça em 1883 é um arquitecto cujo contributo passa não só pelas obras inovadoras mas também por toda a sua visionária actividade pedagógica.
Walter Gropius percebeu muito cedo que a inovação arquitectónica estava dependente da reformulação de todas as escolas de ensino de arquitectura e arte. Deste modo, é um dos principais fundadores da Bauhaus. A sua visão da aquitectura assentava no desenvolvimento de soluções adaptadas aos processos constructivos e produtivos que a Revolução Industrial proporcionava e não a uma mera atitude decorativa.
O edifício sede da Bauhaus espelha isso mesmo. Ou seja, um edifício funcional, despojado de decoração moderna e projectado de modo a ser funcional. Rompe com todos os estereótipos de simetria e de linguagem clássica que uma escola ostentava até então.
Apesar de nos parecer hoje uma escola de linguagem comum este edifício foi projectado em 1925. O ensino da arquitectura nunca mais seria o mesmo...

6.29.2008

A arquitectura e o design de Arne Jacobsen






Radisson SAS Royal Hotel - Copenhaga - 1960

Arne Jacobsen (1902-1971) , arquitecto dinamarquês modernista, influencia em absoluto não só a sua geração como gerações futuras de arquitectos e designers.
Arne jacobsen coloca no seu trabalho de projecto não só uma profunda funcionalidade como um sentido estético inigualável. As suas formas destacam-se pela simplicidade, leveza e minimalismo. Ao mesmo tempo representa a cultura moderna dinamarquesa em todo o seu esplendor.
No Radisson SAS Royal Hotel de Copenhaga, Arne jacobse aplicou todos estes princípios, não só no desenho do edifício do como em todo o seu mobiliário. Aqui poderemos ver tanto uma modernidade orgulhosa da sua simplicidade , como um delicada escolha de materiais de revestimento. A modernidade nunca tinha tido a elegância que a Dinamarca de Jacobsen nos ofereceu...
Enquanto arquitectos confesso que sempre que pensamos um hotel, este projeto estará sempre presente nem que seja por oposição. Poderá conhecer nesta página a importância do arquiteto no hotel.

6.06.2008

A arquitectura de Mies Van Der Rohe






Casa Farnsworth - Plano, Ilianois, EUA - 1951

Mies Van der Rohe é certamente um arquitecto incontornável no século XX. A sua arquitectura permanece enquanto símbolo de modernidade e muitos dos seus conceitos são a base do trabalho de grande parte dos arquitectos contemporâneos.
Frases como "less is more" são sobejamente conhecidas , mas nem por isso sintetizam o pensamento do arquitecto. Mies é complexo e não se encaixa facilmente em nenhuma corrente. O que é claro na obra de Mies é que os seus projectos procuram apresentar poucas formas, poucos materiais, poucos gestos. Ao mesmo tempo, estes recursos procuram ser os suficientes para resolver o problema em questão.
A casa Farnsworth é talvez um exemplo paradigmátigo da sua arquitectura. Para além da simplicidade formal que caracteriza a sua obra podemos encontrar também a vontade de fazer a natureza entrar para o interior através do recurso a transparência e a grandes espaços livres de compartimentação. A métrica rigorosa não esconde a paixão que Mies possuía pela arquitectura dos templos gregos.
Ainda hoje, a Farnsworth é um exemplo inquientante sobre a relação que a arquitectura deve establecer com a Natureza.

5.25.2008

A História da Arquitectura de Louis Kahn







Casa Esherick - Pennsylvania , Chestnut Hill - 1970

Durante esta busca da arquitectura ideal para que o Homem se encontre em perfeita harmonia com o meio ambiente, toma particular interesse a posição de Louis Kahn.
Tratando-se de um Americano de Philadelphia com raízes judaicas, talvez se entenda o porquê dessa busca de uma modernidade plena de História. Na realidade os seus projectos influenciaram e influenciarão gerações de arquitectos. Apesar de Kahn ter desenhado poucas vivendas, a casa Esheric é um exemplo muito claro da monumentalidade de Kahn. A seu conforto assenta na relação franca com o exterior, no conjunto de elementos simétricos que transmitem solidez e segurança a todos os que nela habitam. Ao mesmo tempo a própria combinação do betão meticulosamente elaborado e das madeiras transmitem a protecção que a casa emana.
A arquitectura moderna transforma-se assim ela própria em História. E Kahn .... esse sim... entrava definitivamente para a História da Arquitectura moderna.

4.19.2008

Arquitecto Carlo Scarpa





Loja Olivetti - Veneza , Itália - 1957

Na realidade a modernidade está também recheada de casos onde o passado histórico é alimento de toda a cultura vanguardista. Carlo Scarpa é disso exemplo. Nascido em Veneza em 1906 procura juntar dois elementos até então bastante díspares. O virtuoso artesanato existente na Veneza de início de século e as vanguardas estéticas que emergiam na cultura ocidental. Sé é verdade que a arte moderna nasce em paralelo com a industrialização, não é menos verdade que Carlo Scarpa fez exactamente o contrário. Isto é, para Scarpa a arte moderna estava em profunda relação com um trabalho artesanal onde o rigor se alia à habilidade do artesão.
A loja Olivetti localizada na praça de S. Marcos é um exemplo claro desta postura.
Em primeiro lugar trata-se de uma construção no seio de um edifício histórico.
Em segundo lugar a construção de profundo detalhe foi totalmente elaborada por artesãos (carpintaria, serralharia e mármores).
Nunca nenhum arquitecto até então tinha apresentado um contraste tão sedutor entre moderno e antigo ou entre artesanato e vanguarda estética.
Confesso que esta obra está sempre presente quando pensamos a actividade comercial em qualquer projeto no nosso atelier. Poderá consultar nesta página como trabalhar com um arquiteto numa loja.

3.30.2008

A casa moderna minimalista






Casa e estúdio Luís Barragán - Cidade do México - 1948

A moradia moderna assume particular interesse quando se deixou conagiar pelas culturas nas quais se implantava. Ora, a américa latina e o México em particular são profundamente ricos nas suas multiplas facetas culturais. Assim, um arquitecto de nome Luís Barragán assumirá enorme importancia na arquitectura mundial. As ideias modernas de redução ao essencial (tão divulgadas por Mies van der Rohe) são adoptadas e domesticadas. As suas casas não possuem materiais nobres nem decoração. Possuem no entanto uma simplicidade formal e espacial nas quais a côr e a luz são as protagonistas. Luís Barragán adapta a arquitectura comtemporânea às especificidades do seu tempo e do seu lugar. A sua casa e estúdio é provavelmente a obra de arquitectura onde a côr, o minimalismo e a luz mexicana assumem a mais bela síntese até hoje conseguida.

3.22.2008

Projectos de casas modernas humanizadas







Casa Mairea - Noormanrkku, Finlândia - 1938

Pois é... Mas a modernidade não seria aceite por todos muito facilmente... Até porque o conceito de casa não é propriamente a mesma coisa que o conceito de máquina de habitar. E as reacções a essa modernidade não tardaram a vir. Alvar Aalto é um dos personagens centrais dessa corrente que se recusa a encarar a casa como uma máquina e procura não só humanizar a arquitectura moderna como adaptá-la aos aspectos particulares de cada lugar. No trabalho de Alvar Aalto a cultura finlandesa assumirá uma enorme importância com o seu amor pela paisagem natural.
A Casa Mairea é um exemplo extraordinário de como a cultura finlandesa de respeito profundo pela florestas e a noção de casa como refúgio poético poderam domesticar as vanguardas estéticas. O profundo apreço dos finlandeses pelos banhos frios e pela sauna está também presente nesta obra.
A casa Mairea é não só uma casa do seu tempo como uma casa do seu lugar.

3.21.2008

A arquitectura moderna






Casa La Roche - Paris 1925

A arquitectura moderna tal como a entendemos hoje passa sem margem para dúvidas por um arquitecto suíço de nome Le Corbusier. É um facto que o próprio Le Corbusier iria mais tarde renegar em parte o seu próprio legado, mas isso seria tema para um outro post...
Nenhum outro arquitecto pensou a casa moderna como Le Corbusier. Isto é, toda o espaço é concebido como um electrodoméstico ou uma máquina. A casa é concebida para funcionar e para ser apreciada como se de um automóvel ou avião se tratasse. Toda a tradição decorativa clássica passa a ser desprezada por Le Corbusier.
A moradia La Roche é um excelente exemplo da nova construção em betão armado e da nova arquitectura de Le Corbusier. A casa é concebida para que os seus percursos interiores, além de funcionais, se tornem numa experiência plena de conforto espacial. Por fora esta nova arquitectura e o seu desprezo pelo classicismo chocavam e admiravam a sociedade Parisiense dos anos 20.

3.16.2008

Casa Moderna





Casa Muller - Praga -1929 Adolf Loos

Muito se escreveu e muito de escreverá sobre a arquitectura contemporânea.
Normalmente tudo o que se escreve tem sempre em conta muito do que já foi escrito.
Deste modo, muitos personagens que construíram a nossa identidade contemporânea manter-se-ão injustiçados relativamente a personalidades mais mediatizadas e mais fáceis de entender.
Por isso dedico esta primeira palavra a Adolf Loos (1870 -1933)
Loos foi o arquitecto que mais reflectiu sobre a relação entre a decoração e a construção.

Este arquiteto estudou também a casa moderna com uma complexidade distinta de qualquer outro.
Foi também aquele que mais procurou absorver todos os conceitos inovadores dos estudos de Freud e incorporá-los na estrutura da casa. A arquitectura não poderia mais ser como era depois de Loos. A modernidade é introduzida na exacta medida necessária para o desenvolvimento da época. Loos sabia de onde vinha e para onde iria a contemporaneidade.
Surge assim uma extraordinária síntese entre o classicismo e a modernidade.
A casa Muller em Praga (1929) ficará para sempre como o exemplo mais elaborado de sempre sobre o que é ou o que deve ser a casa moderna para quem a habita.
Cada espaço possui um carácter diferente de acordo com a função e o carácter de quem o habita.
No silêncio da Villa Muller é ainda hoje possível sentir o conforto da sociedade erudita e sofisticada de Praga dos anos 30...

3.12.2008

E ao sétimo dia ele criou Deus...


Pois é...Assim nasce um espaço de divulgação do que de melhor se foi fazendo no que diz respeito à arquitectura moderna...
Tal como uma nascente de um grande rio, este é, ou procurará ser o objectivo de projectos de arquitectos...