1.16.2009

Pieter Oud e Arquitectura Moderna nos projectos de casas






Johannes Pieter Oud - Bairro kiefhoek - Roterdão - 1925

Oud é um arquitecto Holandês relativamente conhecido no centro da Europa. É um grande impulsionador das vanguardas estéticas na arquitectura. Nos anos 20 é o arquitecto Municipal de Roterdão e tem a enorme responsabilidade de coordenar os projectos de novos bairros públicos para esta cidade. O que distingue Oud é a incorporação de modernidade nos projectos de casas a custos controlados e de áreas reduzidas. A arquitectura mantém-se de qualidade extraordinária e no entanto os orçamentos são extremamente reduzidos. Por outro lado, os projectos de habitação social não se infestaram dos erros urbanísticos tão comuns nesta época e mesmo nos nossos dias. A habitação social é integrada entre comércio e serviços, normalmente em gavetos, e faz com que estes pedaços de cidade nova se integrem em perfeita harmonia com o resto de Roterdão.
Infelizmente foi preciso cometer os graves erros da monofuncionalidade (bairros-dormitório)para que a lição se aprendesse e se pudesse analisar com cuidado e rigor o enorme legado da arquitectura de Oud.

1.10.2009

A Arquitectura e o Arquitecto Fernando Távora






Fernando távora-Quinta da Conceição-Matosinhos-1960

Fernando Távora é sem margem para dúvida um grande arquitecto moderno do XX português. A sua educação arquitectónica com o Mestre Carlos Ramos, seu professor, permitiu-lhe abrir os horizontes para a modernidade. Carlos Ramos não podendo ensinar arquitectura moderna em Lisboa, por diversas razões ( incluindo políticas ) desenvolve no Porto o curso de arquitectura na Faculdade de Belas Artes e convida Fernando Tavora para assistente. Estavam assim criadas as condições para o desenvolvimento da arquitectura moderna em Portugal em geral e a de Távora em particular.
Távora é um dos frequentadores dos CIAM e priva com Le Corbusier, Walter Gropius, Aalto entre outros...
A arquitectura de Távora é mais moderna do que a de qualquer outro arquitecto do século XX por uma razão muito simples: não havia quase nenhuma, isto é, Portugal era um país em que as vanguardas arquitectónicas tinham sido muito pouco ou nada exploradas.
Mas Távora não encara a arquitectura moderna como um modelo a seguir. Daí a sua singularidade. Távora percebe que a arquitectura moderna internacional era um conjunto de tendências que havia que digerir. Pretendia antes projectar a arquitectura moderna em Portugal, mas ARQUITECTURA PORTUGUESA. Essa é a sua grande lição de modernidade. Num certo sentido Távora já é um pós-moderno...tão moderno que era...
Se olharmos para a Quinta da Conceição em Matosinhos, verificamos o quanto este arquitecto português foi influenciado pela arquitectura minimalista de Barragán, pela arquitectura japonesa (grande fonte de inspiração das vanguardas do norte da europa), mas também pela arquitectura popular portuguesa e da sua deliciosa e cuidada relação entre a construção, a paisagem e a topografia.
A construção e a arquitectura moderna em Portugal ganham com Távora um rumo e um sentido. A arquitectura da modernidade poderia agora sair de Portugal para o mundo...e não somente o contrário.

12.31.2008

O arquitecto Otto Waggner e a arquitectura Vienense






Villa Wagner II - 1913 - Otto Wagner - Viena

Em pleno século XXI poderá parecer estranho chamar a Otto Wagner um pioneiro da Modernidade. Mas essa desconfiança rapidamente desaparece quando nos debruçamos sobre a verdadeira natureza da Arte Nova Vienense, da sua arquitectura e do papel do arquitecto em todo este contexto. A Arte Nova em Geral e a arquitectura de Wagner em particular é uma profunda evolução que se coloca sobre toda a tradição clássica. Na verdade, toda a linguagem clássica que resultava da utilização dos elementos construtivos e decorativos greco-romanos não é colocada de lado, mas é completamente geometrizada de acordo com as novas vanguardas estéticas que surgiam em todas as artes. Assim Wagner como arquitecto vienense que era trabalha o edifício aglomerando não só arquitectos como pintores e escultores. Ora, esses escultores e pintores não só contaminavam a arquitectura de modernidade como por ela se deixavam contaminar. A geometria começa a dominar e as cores surgem cada vez mais saturadas nas suas obras. Wagner é extraordinário se atentarmos que nasce em 1841 e é precisamente no fim da vida que os seus trabalhos se tornam mais recheados de modernismo. O projecto da Villa Wagner é exemplo desta fase mais avançada, em que os espaços clássicos se fundem com corrijas geometrizadas, vãos austeros e a decoração vanguardista contaminando e provocando a arquitectura.
Infelizmente, o arquitecto e o artista plástico, ou melhor, a arte e a arquitectura, não mais voltaram sequer a estar tão intimamente comprometidas com a modernidade...





12.16.2008

O projecto de arquitectura moderna de Wright





Frank Lloyd Wright - Casa Ennis - Los Angeles - 1924
Falar de Frank Lloyd Wright não é nada fácil, contudo é um arquitecto incontornável na modernidade da arquitectura. É preciso não esquecer que nasce em 1867 e falece em 1959. A sua obra percorre um dos momentos em que mais acelerou a História Universal, e em particular a Arquitectura. Contudo, existem características que fazem de Wright um arquitecto absolutamente singular. Em primeiro lugar, assiste a todos os movimentos artísticos que possamos imaginar, domesticando-os e adptando-os à sua própria forma de trabalhar. Isto é se tentarmos classificar os seus projectos, pura e simplesmente não conseguiremos. Então podemos colocar a pergunta: qual a sua singularidade? A sua singularidade reside no trabalho sobre o projecto de arquitectura na sua relação com o lugar, com o clima e com a construção. Tal atitude faz com que cada projecto seja um projecto e com que precorra todas as linguagens arquitectónicas sem que perdam consistência em cada lugar.
Vejamos a Casa Ennis de Los Angeles. Contraria em parte muitas das obras pelas quais Wright ficou famoso ( Gugenheim e Casa da Cascata ). Possui decoração, em vez de leve é pesada, e utiliza blocos de betão pré-fabricado que nos remontam para as linguagens das arquitecturas da américa do Sul pré-colombiana. Pois bem, Wright tinha o clima intenso da califórnia, tinha umas vistas explendidas sobre um vale, uns clientes que pretendiam uma privacidade extrema e um contexto de construção muito particular. O fascínio que possuía pelas arquitecturas da américa do sul fez por momentos esquecer as varandas em consola e a horizontalidade pelas quais tão conhecido ficou.
O projecto de arquitectura de Wright é um projecto comprometido com um tempo e um lugar que varia constantemente. Mas a lição do cuidado com o espírito do lugar... essa jamais a arquitectura moderna esquecerá...

11.15.2008

O projecto de arquitectura orgânica






Casa Schminke - Hans Scharoun - 1932
Hans Sharoun, arquitecto alemão (1893 1972), é talvez o percursor daquilo a que muitos consideraram a arquitectura orgânica dos anos 60.
Mas Scharoun ultrapassa ainda essa definição. Para além do facto de cada projecto de arquitectura seu possuir formas que nos remetem para a biologia existe um modo de encarar a luz e o espaço totalmente inovadoras. Isto é, o modernismo de Scharoun não nos remete para a repetição de elementos da indústria, mas antes para a criação de espaços que criem ambientes confortáveis. Não á a pretensão de ser industrial, a modernidade assenta na liberdade e todas as formas são possíveis. A casa Schminke é exemplo disto mesmo. Formas curvas convivem com espaços angulosos, plenos de luz e de relação com o exterior. Infelizmente, Sharoun nunca foi considerado um grande mestre do modernismo. E não o foi pela simples razão:
- Em 1932 Scharoun já estava no pós-modernismo...

10.23.2008

O projecto de arquitectura humanizado








Aldo Rossi - Cemitério de Móden - 1972 - Itália

Aldo Rossi é um dos mais importantes arquitectos pós-modernos.
A sua contribuição para a arquitectura assentou precisamente na sua capacidade de relativizar o modernismo e incluir a experiência pessoal do arquitecto com todos os seus sentimentos, memórias e emoções no centro do projecto de arquitectura.
O cemitério de módena é um dos exemplos mais extraordinários deste novo modo de sentir a arquitectura. O Projecto foi concebido como uma colagem de memórias visuais que Rossi acumulava da História da Arquitectura e como um autêntico monumento à sua capacidade de comover o usuário. No fundo é uma miniatura da cidade. Esta é a cidade onírica, esta é sem dúvida a cidade de Rossi...




9.14.2008

A arquitectura de Robert Venturi e Denise Brown





Casa Vanna Venturi, Philadelphia, 1964

Robert Venturi e Denise Scott Brown tiveram um papel absolutamente incontornável na arquitectura contemporânea. Embora hoje bastante esquecidos, eles alteraram todo o debate em torno da modernidade nos anos sessenta e setenta.
Basicamente puseram em questão todos os arquitectos que repetiam os modelos criados pelos pioneiros do modernismo no início do século. A sua actividade centrou-se não só na elaboração de projectos como no desenvolvimento de uma teoria que suportava a sua critica acérrima e a sua actividade projectual. "Complexidade e contradição em arquitectura" ou "Aprendendo em Las Vegas" são dois dos livros que mais espelharam a sua actividade teórica.
Nos seus livros criticaram duramente os arquitectos que projectavam casas como se tratassem de fábricas e a sua incapacidade de se motivarem com a cultura pop que estava em franco crescimento.
A casa Vanna Venturi é um dos exemplos mais paradigmáticos de todas as suas obras. Nesta obra marcante da segunda metade do século XX, a casa apresenta não só uma linguagem moderna como incorpora elementos da cultura popular americana como o telhado ou achaminé. Ao mesmo tempo recusa o simplismo da ortogonalidade, criamdo espaços complexos e oblícuos que se aproximam muito mais da natureza do ser humano.
Depois de Venturi o modernismo simplista que desenhava casas como barcos e reproduzia os modelos dos anos 20 até à exaustão estava definitivamente posto de lado...

7.27.2008

Walter Gropius arquitecto





Escola Bauhaus, Dessau , 1925

Walter Gropius é um arquitecto incontornável na modernidade de todo o século XX. Embora nasça em 1883 é um arquitecto cujo contributo passa não só pelas obras inovadoras mas também por toda a sua visionária actividade pedagógica.
Walter Gropius percebeu muito cedo que a inovação arquitectónica estava dependente da reformulação de todas as escolas de ensino de arquitectura e arte. Deste modo, é um dos principais fundadores da Bauhaus. A sua visão da aquitectura assentava no desenvolvimento de soluções adaptadas aos processos constructivos e produtivos que a Revolução Industrial proporcionava e não a uma mera atitude decorativa.
O edifício sede da Bauhaus espelha isso mesmo. Ou seja, um edifício funcional, despojado de decoração moderna e projectado de modo a ser funcional. Rompe com todos os estereótipos de simetria e de linguagem clássica que uma escola ostentava até então.
Apesar de nos parecer hoje uma escola de linguagem comum este edifício foi projectado em 1925. O ensino da arquitectura nunca mais seria o mesmo...

6.29.2008

A arquitectura e o design de Arne Jacobsen






Radisson SAS Royal Hotel - Copenhaga - 1960

Arne Jacobsen (1902-1971) , arquitecto dinamarquês modernista, influencia em absoluto não só a sua geração como gerações futuras de arquitectos e designers.
Arne jacobsen coloca no seu trabalho de projecto não só uma profunda funcionalidade como um sentido estético inigualável. As suas formas destacam-se pela simplicidade, leveza e minimalismo. Ao mesmo tempo representa a cultura moderna dinamarquesa em todo o seu esplendor.
No Radisson SAS Royal Hotel de Copenhaga, Arne jacobse aplicou todos estes princípios, não só no desenho do edifício do como em todo o seu mobiliário. Aqui poderemos ver tanto uma modernidade orgulhosa da sua simplicidade , como um delicada escolha de materiais de revestimento. A modernidade nunca tinha tido a elegância que a Dinamarca de Jacobsen nos ofereceu...
Enquanto arquitectos confesso que sempre que pensamos um hotel, este projeto estará sempre presente nem que seja por oposição. Poderá conhecer nesta página a importância do arquiteto no hotel.

6.06.2008

A arquitectura de Mies Van Der Rohe






Casa Farnsworth - Plano, Ilianois, EUA - 1951

Mies Van der Rohe é certamente um arquitecto incontornável no século XX. A sua arquitectura permanece enquanto símbolo de modernidade e muitos dos seus conceitos são a base do trabalho de grande parte dos arquitectos contemporâneos.
Frases como "less is more" são sobejamente conhecidas , mas nem por isso sintetizam o pensamento do arquitecto. Mies é complexo e não se encaixa facilmente em nenhuma corrente. O que é claro na obra de Mies é que os seus projectos procuram apresentar poucas formas, poucos materiais, poucos gestos. Ao mesmo tempo, estes recursos procuram ser os suficientes para resolver o problema em questão.
A casa Farnsworth é talvez um exemplo paradigmátigo da sua arquitectura. Para além da simplicidade formal que caracteriza a sua obra podemos encontrar também a vontade de fazer a natureza entrar para o interior através do recurso a transparência e a grandes espaços livres de compartimentação. A métrica rigorosa não esconde a paixão que Mies possuía pela arquitectura dos templos gregos.
Ainda hoje, a Farnsworth é um exemplo inquientante sobre a relação que a arquitectura deve establecer com a Natureza.

5.25.2008

A História da Arquitectura de Louis Kahn







Casa Esherick - Pennsylvania , Chestnut Hill - 1970

Durante esta busca da arquitectura ideal para que o Homem se encontre em perfeita harmonia com o meio ambiente, toma particular interesse a posição de Louis Kahn.
Tratando-se de um Americano de Philadelphia com raízes judaicas, talvez se entenda o porquê dessa busca de uma modernidade plena de História. Na realidade os seus projectos influenciaram e influenciarão gerações de arquitectos. Apesar de Kahn ter desenhado poucas vivendas, a casa Esheric é um exemplo muito claro da monumentalidade de Kahn. A seu conforto assenta na relação franca com o exterior, no conjunto de elementos simétricos que transmitem solidez e segurança a todos os que nela habitam. Ao mesmo tempo a própria combinação do betão meticulosamente elaborado e das madeiras transmitem a protecção que a casa emana.
A arquitectura moderna transforma-se assim ela própria em História. E Kahn .... esse sim... entrava definitivamente para a História da Arquitectura moderna.